Esteio/RS – A Praça Coração de Maria será o palco de um importante movimento cultural e econômico local no dia 29 de novembro de 2025. O Sarau ao Natural, que acontecerá na data, está se consolidando como um evento chave para a movimentação cultural e a valorização da produção local, promovendo oportunidades concretas para o segmento da economia criativa.
A iniciativa conta com a parceria e o apoio do portal Eu Amo Esteio e da Nossa Área – Movimento Pela Economia Solidária.

Destaque Cultural: Grande Estreia e Palco Aberto
O evento é um marco para a cultura local, não apenas por ser um espaço de convivência qualificada, mas pela grande estreia de uma produção cinematográfica. O Sarau será o local de lançamento do filme “aDeus nossos SONhoS,” uma obra viabilizada pela Lei Paulo Gustavo e dirigida por Lilian Martins Fontoura.

Oportunidades para a economia local
Os organizadores abriram inscrições para artesãos e artistas que vão ocupar a Praça Coração de Maria unindo a cultura com uma oportunidade de comercialização. O artesanato brasileiro é reconhecido como uma das principais manifestações da cultura popular e é fundamental para o sustento de muitas famílias. As feiras, ao movimentarem a economia, estimulam a economia local, uma vez que os artesãos tendem a comprar seus insumos na própria cidade.

A Âncora Estrutural da Economia Solidária
A sustentação desse desenvolvimento econômico e cultural reside na parceria com ativistas da economia solidária, que contribuem de forma estratégica para a organização dos empreendimentos.
A Economia Solidária (E.S.) e a Economia Criativa (E.C.) são defendidas como uma simbiose produtiva virtuosa e estratégica para a economia local. Nesta relação:
• A Economia Solidária atua como a “âncora estrutural” ou o “solo fértil e bem estruturado”.
• A E.S., fundamentada em princípios como autogestão e cooperação entre iguais, com foco na produção na produção da riqueza material e simbólica oriunda da diversidade cultural.
• O resultado dessa sinergia é uma “colheita diversificada” de distribuição de renda e desenvolvimento que nutre a comunidade.
A Nossa Área – Movimento Pela Economia Solidária, está ativamente envolvida nessa engenharia social organizada, provendo a base de organização coletiva essencial para transformar a criatividade em realidade social e promover a dignidade humana, ambiental e social.
O site Eu Amo Esteio, que apoia a iniciativa, é um espaço de resistência focado em promover a cidadania e a inclusão digital para a comunidade da Economia Solidária.
O Sarau ao Natural, portanto, é mais do que um evento cultural; é a materialização de um projeto social que usa a arte e a cooperação como pilares para o desenvolvimento e a produção de eventos culturais em toda a região, muitos voltados à comunidade de Esteio.








