DESTAQUE NA RUA COBERTA: FEIRA DA ARTESUL UNE ARTE, CONVIVÊNCIA E INCLUSÃO DIGITAL

A Feira do Dia da Criança e do Professor, realizada pela Artesul – Associação dos Artesãos de Esteio, foi um sucesso no Espaço Oliveira Silveira, na Rua Coberta, no dia 4 de outubro. O evento, que homenageou o Dia da Criança e o Dia do Professor, aconteceu ao longo do sábado e foi uma grande oportunidade de comercialização aos associados da Artesul. A atividade contou com a apresentação de balé infantil do Franco Espaço Multicultural, com o trabalho organizado pela bailarina esteiense Júlia Franco.

A Presidente da ARTESUL, Gládis Nabinger, ressalta que o Espaço Oliveira Silveira, ao longo da história do município, se constituiu como o espaço do artesanato. As primeiras exposições da Artesul, com tradição de 37 anos, aconteceram na rua Garibaldi, que ganhou cobertura para a realização de atividades deste tipo, exposições, cinema e apresentações artísticas”, lembrou Gládis. O local recebeu o batismo de Espaço Oliveira Silveira, regulamentado a partir da proposta apresentada pela vereadora Vera Tita, do PT, a primeira vereadora negra da história de Esteio.

 

Mais do que apenas uma oportunidade de comercialização para os artesãos, a feira proporcionou um espaço qualificado de convivência e foi concebida como “Mais que um presente, uma experiência”. O estúdio fotográfico DIGLI montou um estande fornecendo fotos digitais impressas na hora. A organização do evento buscou honrar a alegria da infância e a nobre missão de educar. O vice-prefeito de Esteio, Rafael Figlieiro, prestigiou a atividade e reforçou a importância de o poder público dar suporte e fomentar o artesanato, que também é fomentar a cultura da cidade. 

LAZER E CRIATIVIDADE PARA AS CRIANÇAS

Em consonância com o tema “Celebrando quem ensina a sonhar e quem vive a brincar”, a feira ofereceu atividades voltadas para o desenvolvimento lúdico e criativo. Foi preparado um espaço onde “a brincadeira vira arte e a arte vira brincadeira”. O lazer às crianças foi assegurado com a criação de um “Mural da Imaginação”, onde puderam desenhar e pintar livremente, expressando sua criatividade. Ao focar na experiência de convivência familiar e desenvolvimento infantil, o evento reforçou a importância do artesanato como suporte para a brincadeira.

INCLUSÃO DIGITAL E CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

O evento também serviu como palco para iniciativas de inclusão digital e cidadania. Charles Scholl, um dos articuladores dos movimentos de economia solidária e do site Eu Amo Esteio, falou sobre o Pacto RS 25: O Crescimento Sustentável É Agora. Esta iniciativa visa um desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Sul.

Reafirmando o compromisso do site Eu Amo Esteio (euamoesteio.com.br) com o desenvolvimento local, a feira promoveu ações que convergem para a cidadania. Foi prestado o serviço de assessoramento para conexão com a plataforma gov.br para garantir a identidade no mundo digital. A inclusão digital é considerada essencial para favorecer o acesso aos direitos com a identidade digital, ajudando a superar o “estranhamento com esse mundo digital” que limita os empreendimentos locais.

A Feira da Artesul demonstrou ser um marco de colaboração e potencialização dos segmentos econômicos da cidade, ao unir o artesanato e a cultura local com ações estratégicas de desenvolvimento digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *