O movimento dos moradores do Bairro Novo Esteio realizou reunião na noite desta quarta-feira, dia 26, para fazer uma avaliação sobre a realização da segunda edição da Feira de Economia Solidária e Criativa, que aconteceu no dia 15 de novembro, na praça ao lado da Escola Irmã Sibila. Além da avaliação, o coletivo recebeu o vereador Fabio Neumann, que prestou contas de suas atividades parlamentares no bairro e convidou as lideranças comunitárias para participarem de duas Audiências Públicas que irão tratar de temas importantes para o Bairro. No dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 15 horas, será realizada a Audiência Pública para tratar das obras de combate às enchentes. No dia 4 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio (Rua 24 de Agosto, 535 – Centro/Esteio), será realizada a Audiência Pública para tratar dos serviços de saneamento, com a presença de representantes da CORSAN. Ao final, a Comissão de Moradores definiu realizar a festa de Natal do Bairro na manhã de 13 de dezembro, na praça ao lado da Escola Irmã Sibila.

Esta edição da festa de Natal conta com a parceria da Nossa Área Movimento Pela Economia Solidária que inicia o diálogo com os demais coletivos que atuam em Esteio. A parceria foi firmada pelo representante da entidade, Charles Scholl. Os moradores apontaram o horário da realização das audiências públicas como algo que restringe a participação de algumas pessoas, tendo em vista que o bairro Novo Esteio é constituído, em sua maioria, por moradores que trabalham nesse horário do dia. Nesse sentido, Mariza chamou a atenção para a importância do movimento da Comissão de Moradores que pode incluir as pessoas impossibilitadas de participar presencialmente em reuniões realizadas em horários de expediente defendendo os interesses do bairro.
Na avaliação da feira realizada no dia 15 de novembro, os moradores definiram que vão instituir regularidade e encontros da comissão com os moradores para tratar das questões comuns do bairro no decorrer das feiras. A próxima, marcada para o dia 13 de dezembro, irá repetir o espaço de conversa para encaminhamentos das questões do bairro diretamente com os moradores. Além das questões estruturais, tais como bocas-de-lobo entupidas, grama alta, buracos na rua e temas da zeladoria do bairro, as iniciativas de qualificação de renda, como a venda de lanches, pães e churrasco ou galetos feitos por núcleos da comunidade para qualificar a renda de moradores em situação de vulnerabilidade econômica.
As iniciativas contam com apoio do comércio local que tem financiado as campanhas publicitárias das atividades, tendo em vista que a comissão de moradores não possui fluxos econômicos diretos, tais como mensalidades ou contribuições regulares. As alternativas desenvolvidas pelos coletivos de economia solidária contribuem com a organização de apoio às necessidades econômicas deste tipo, criando um fluxo econômico local cada vez mais sustentável e consciente.
A reunião da comissão de moradores contou com a participação do vereador Fábio Neumann, que integra a Comissão, Mariza, Daniel, Adair, Reinaldo, Carlos (Índio) e Miro.








